O Verão está aí! E a época alta de férias está a chegar.

É nesta altura que aumenta o problema do abandono de animais de estimação – cães e gatos são deixados pelos seus donos. Em Portugal, estima-se que sejam abandonados por ano o número assutador de 10 mil animais.

Nos dias que correm, além de ser lamentável ainda existir este tipo de atitudes, é cada vez menos justificável – alguma vez terá sido? – pois cada vez existem mais opções que nos permitem dar aos nossos amigos de 4 patas o tratamento que merecem.

Existe todo um leque de opções às quais podemos recorrer:

. Levar os nossos amiguinhos connosco;

. Deixá-los:

  • Num hotel para animais;
  • Ao cargo de um “pet sitter”, em sua casa ou na nossa;
  • Com familiares ou amigos.

Nos dias que correm, é cada vez mais fácil levar o nosso animal de estimação de férias connoso, especialmente se estivermos a pensar fazer deslocações de carro ou comboio.

Comboio

Nos comboios urbanos – Alfa Pendular, Intercidades, InterRegional ou Reginal da CP – podemos transportar gratuitamente o nosso amiguinho de 4 patas.

Para isso, é necessário transportá-no numa bolsa de transporte, desde que ele esteja apropriadamente acondicionado numa bolsa ou caixa de transporte para o efeito.

Cão no Comboio
Carro

Se formos de carro para férias, apesar de ser um meio de transporte de fácil uso para o nosso animal de estimação, temos que ser conscienciosos. Ter animais à solta dentro do carro, ao nosso colo ou à janela do automóvel é um perigo, tanto para eles, como para os restantes passageiros e outros carros.

Segundo a legislação, “o transporte de animais deve ser efetuado em veículos e contentores apropriados à espécie e ao número de animais a transportar tendo em conta o espaço, ventilação, temperatura, segurança e fornecimento de água de forma a salvaguardar a proteção dos mesmos e a segurança de pessoas e outros animais”. O não cumprimento destas normas pode valer uma coima que vai de 60 a 600 euros, de acordo com o Código da Estrada.

O transporte numa caixa transportadora é a forma mais estável de transportar o nosso animal, havendo de vários tamanhos e adaptada a diferentes animais.

Outra possível solução para os nossos cães é a utilização de um cinto de segurança para cães, que funciona como uma trela reforçada que prende o cão, ao nível do peito e coleira, ao carro. Em caso de acidente, a fixação na zona do peitoral do animal é mais segura, pois evita o estrangulamento.

Avião

Se formos para um país distante e precisarmos apanhar um avião para chegar ao nosso destino de férias, teremos que organizar a viagem com um pouco mais de antecedência e escoher compahias aéreas e hotéis que sejam “pet friendly”.

Hoje em dia, muitas companhias aéreas permitem o transporte de animais, desde que respeitemos as condições impostas. Normalmente, se o nosso amiguinho não ultrapassar o peso máximo estabelecido ele poderá viajar connosco na cabine do avião. Caso contrário, o nosso animal terá que viajar no porão. Nas duas situações, o nosso amigo deverá ser transportado numa bolsa/gaiola de transporte adaptada e deve ter passaporte emitido por um veterinário acreditado.

Hotel / Casa de férias

Também já conseguimos encontrar hotéis/casas para alugar que aceitam os nossos amigos de quatro patas.

Pode haver algum pagamento extra por esse serviço como pode ser gratuito.

É importante saber sempre com antecedência se o nosso local de férias aceita os nossos amiguinhos, sendo nosso dever indicar o seu tamanho.

Se o nosso destino de férias não for o melhor para levar o nosso animal, a opção que temos disponível é deixá-lo ao cuidado de outros.

Uma solução é recorrer aos serviços de um “pet sitter”.

Como o nome indica, o “pet sitter” é um “baby sitter” para animais. Podemos querer deixar o nosso animal na casa do cuidador durante o período das nossas férias, ou então pedir que vá a nossa casa cuidar do nosso amigo de forma a não submeter o nosso animal a demasiado stress. Esta última opção é uma das mais populares, já que animal não vê a sua rotina demasiada afectada.

Há pessoas que prestam estes serviços, mas se conseguirmos a opção mais barata seria perfeita: ter amigos ou familiares nos façam o favor de ficar ou passar por nossa casa que cuide no nosso animal. Além de acabar por ficar bem mais em conta, os nossos amiguinhos de 4 patas não estranham tanto a nossa ausência, visto que ficam com um acara familiar.

Quando não temos ninguém a quem recorrer, temos sempre os hoteis especializados para animais.

Hoje em dia existem vários hoteis que se dedicam a receber exclusivamente os nossos animais de estimação, com todo o conforto e dedicação necessárias.

Cão no colo

 

Se precisares de mais detalhes, com sugestões e informação mais detalhada, deixamos aqui os links para:

Mais informação detalhada em: eDreams

#NewPetClub       #EverythingForYourBestfriend

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *