Nada faria mais sentido que começar por falar de uma das raças mais queridas de todos nós.

E donos orgulhosos nos confessamos, pois o Pastor Alemão é uma das raças mais amigas do homem. 🙂

 

Pastor Alemão

Como o nome indica, esta é uma raça proveniente da Alemanha.
Este cão era utilizado para pastoreio de rebanhos.
Hoje em dia, vemo-los a serem os cães de preferência para serem cães de guarda ou mesmo cães polícia.

Na Alemanha, no século XIX, existiam 3 variedades de cães de pastoreio, que surgiram através de cruzamentos entre cães e lobos.

No final desse século surgiu o primeiro clube de pastor alemão, fundado por um ex-capitão da cavalaria alemã chamado Max von Stephanitz.
O primeiro cão do clube foi escolhido pelas suas ótimas habilidades para o trabalho.
Este primeiro cão serviu como reprodutor principal e modelo para os cães pastores alemães.

No início do século XX, a raça começou a ser utilizada como cão polícia, tendo sido criado o teste de Schutzhund (IPO) para avaliar a qualidade dos cães para o serviço.
Sendo conhecidos como bons mensageiros, batedores e carregadores, os pastores alemães serviram o exército alemão na primeira guerra mundial, tendo feito sucesso junto dos exércitos inimigos, que levaram alguns exemplares no final da guerra.

Max von Stephanitz

Tamanho e Peso:

O partor alemão é uma ração de grande porte.
Um macho chega a medir entre 60 a 65 cm e pode pesar até 40 Kg.
Já as fêmeas costumam medir entre os 55 e 60 cm e pesar entre os 22 e 32 Kg.

Cor:

Os pastores alemães costumam ter olhos de cor escura ou almendroados.
As suas cores do pelo podem variar entre o avermelhado com capa preta, completamente preto ou com uma cor “cinza-encarvoada”.

Pelagem:

Os mais comuns são os de pelo curto, havendo também pastores alemães de pelo comprido.

Temperamento: 

É conhecido por ser uma cão atento, seguro, autoconfiante, equilibrado e inteligente.
É considerada uma das raças mais fáceis para treinar, bom cão para uma família onde existam crianças e mesmo outros cães.
Cão desconfiado com estranhos e está sempre alerta, o que faz dele um bom cão de guarda.

Idade média de vida: 

Um pastor alemão pode chegar, em média, aos 13 anos de vida.

Podemos então dizer que, dentro do Pastor Alemão, há 3 raças reconhecidas:

Pastor Alemão de Pelo Curto 

Linha de Beleza

Pastor Alemão de Pelo Comprido

Linha de Beleza

Pastor Alemão Lobeiro

Linha de Trabalho

 

Este é um cão muito energético, logo devemos ter a consciência de que ter um pastor alemão em casa significa que ele precisará de gastar muita energia durante o dia.

Se ficar em casa todo o dia é bem provável que se dedique a atividades que não são do nosso agrado, como roer móveis, fazer buracos no quintal,…! 🙂

É importante ter consciência que um cão desta envergadura necessita de exercício, de forma a gastar a energia acumulada.
Caso tenhamos espaço ao ar livre onde ele possa estar e brincar, melhor.

Fazer caminhadas ou corridas com os nossos cães também irá aumentar a nossa proximidade com os nossos patudos, fazendo com que eles associem o tempo que passam connosco ao seu período preferido do dia.

Existem desportos que são específicos para este tipo de cães:

  • Schutzhund, é um desporto onde os cães têm que ultrapassar vários desafios que põem à prova as suas capacidades físicas e olfactivas,
  • Agility, onde os cães têm que concluir um percurso o mais rapidamente possível, passando por túneis, saltar vedações, entre outras coisas.

Estas são actividades que contribuem para o desenvolvimento físico e mental dos exemplares desta raça.

Existem alguns problemas comuns aos pastores alemães aos quais devemos ter atenção.
 

Um problema comum, não só aos pastores alemães mas aos cães de porte grande, é a torção do estômago.
Para precaver a ocorrência do problema, não devemos deixar que os cães façam muita atividade física logo depois de comerem. Da mesma forma, não é aconselhável que comam logo de seguida a terem feito algum tipo de atividade.
Também não devemos dar muita quantidade de uma só vez. O melhor é mesmo repartir a dose diária do cão em 2/3 vezes e dar-lhe em diferentes alturas do dia.

Outros problemas que aparecem com frequência nos pastores alemães é a displasia da anca e cotovelo e problemas nas articulações. Para diminuir o risco de aparecimento destes problemas, devemos ter sempre em atenção o peso dos nossos cães, pois cães pesados têm maior tendência a desenvolverem problemas de articulações.

Em caso de displasias devemos dar suplementos que ajudam na proteção das articulações, de forma a melhorar a qualidade de vida do nosso pastor alemão, e reduzir a atividade física do nosso animal. Longas caminhadas ou corridas não são aconselháveis a cães com estes problemas. Devemos fazer caminhadas mais curtas e num trajeto mais plano.

Devemos também ter atenção ao possível aparecimento de doenças de pele. Uma forma de tentar diminuir esse risco é dar banhos com menos frequência, de forma a evitar que a pele perca a sua oleosidade natural. Também é essencial escovar com frequência, diariamente se possível, para remover o pelo morto do cão.

Outro cuidado a ter, comum a qualquer cão, é a sua higiene oral.
Ainda que desvalorizada pelos donos, a placa dentária e o mau hálito representam muitas vezes problemas para a saúde dos cães.
Devemos ter a noção que uma higiene oral regular diminui o risco de problemas da boca, como a doença periodontal, que, além de afetar os dentes, pode extender-se a outros órgãos, tais como os rins, o coração ou o fígado.
A escovagem diária é o método mais eficaz para prevenir o desenvolvimento de placa bacteriana e a formação de tártaro. Mas para o conseguirmos lavar os dentes aos nossos cães, devemos começar desde pequenos, para que se habituem desde cedo a que lhe mexam na boca.
Uma alternativa às lavagens pode ser os produtos de gel, sticks e snacks que ajudam na higiene e são mais fáceis de agradar aos nossos animais.

Foi nos ecrãs que mais detaque se deu aos pastores alemães. A sua capacidade de aprendizagem fizeram com que fosse uma das raças mais escolhidas para participar em séries e filmes.

Uma das séries mais famosas, onde o grande protagonista era um pastor alemão, foi a série austríaca: Rex, o cão polícia.

Também em Portugal uma série com um formato muito parecido fez sucesso e deu bastante destaque ao pastor alemão: o Inspetor Max.

Bem mais antigo, ainda nos anos 20, apareceu o primeiro cão pastor alemão famoso: Rin-Tin-Tin.
Foi resgatado e treinado pelo norte-americano Lee Duncan, que mais tarde fez com que o seu cão fosse escolhido para participar em vários filmes. Mais tarde, acabou por ter uma estrela na calçada da fama, em Hollywood.

Rex, o Cão Polícia

Rin-Tin-Tin

Inspetor Max

#NewPetClub       #EverythingForYourBestfriend

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *