A queda de pelo em cães e gatos é um processo natural ao longo do ano, mas que ocorre mais intensamente em duas fases: na Primavera, onde o pelo se torna mais fino para o verão; e no Outono, preparando-se para o inverno.

Descubam algumas causas para a queda do pelo.

Mesmo sendo inevitável, temos algumas dicas que reduzem o incómodo da queda de pelo e vejam em que situações devemos estar alerta, pois podem indicar um processo não fisiológico.

CAUSAS

Há várias causas que influenciam a queda do pelo dos animais. As mais comuns são o clima e a temperatura.

Com a mudança de estações, a perda de pelo costuma aumentar nos cães e gatos. Ocorre normalmente na Primavera e Outono. O mesmo com as temperaturas: quando está demasiado calor numa altura que deveria estar frio ou vice-versa, a perda de pelo pode ser acentuada com esta situação.

Se temos uma cadela ou gata que não é esterilizada, o cio também vai despoletar uma muda de pelo.

A mudança de ração também pode fazer com que o pelo do nosso amiguinho  caia. Caso não se adapte à ração, o nosso animal pode mesmo estar numa contínua muda de pelo.

Quando o nosso cão ou gato se encontra em situações de stress, isso pode gerar uma queda constante do pelo. Também as alergias podem dar origem a peladas ou mesmo a uma queda constante da pelagem.

Dicas

A melhor forma de reduzir a queda de pelo é nutrir bem e de forma adequada o nosso animal.

Por exemplo, rações ricas em omega-3 e omega-6 contribuem para pelos sedosos e menos quebradiços.

Além disso, existem suplementos vitamínicos que podem melhorar a qualidade do pelo, mas que devem ser dados com precaução.

É também importante manter o nosso amiguinho hidratado, oferecendo-lhe frequentemente água limpa e fresca.

Produtos

Ração para Cão
Ração para Gato
Suplementos

WeDerm: alimento complementar para cães e gatos com elevado teor em ácidos gordor essenciais, vitaminas e minerais, desenvolvido para o apoio da função dérmica.

OmniOmega: alia a maior quantidade de EPA e DHA, os ómega 3 de maior eficácia, com efeito antioxidante da vitamina E numa formulação em cápsulas, com múltiplos benefícios em patologias dérmicas.

KimiDerm: alimento dietético para dermatoses, alergias e alopécia em cães e gatos, com elevado teor de ácidos gordos essenciais Ómega-3 e vitamina E.

Pooch & Mutt – Bionic Biotic: suplemento natural pro biótico para cães onde promove fezes sólidas, pele saudável, um pelo brilhante e uma digestão normal.

O banho é outra forma de remover os pelos em excesso e que deve ser feito com uma regularidade dependente também do tipo de pelo do nosso animal.

Banhos em excesso devem ser evitados pois podem secar a pele e remover os óleos cutâneos que contribuem para o nascimento do pelo saudável.

Taguyfur é um champô coadjuvante de ações de tratamento de dermatoses e piodermites superficiais, auxiliando o seu tratamento.

VetGold é um champô que promove a recuperação natural das peles desidratadas, desnutridas, irritadas, com prurido e alteradas por agentes externos.

Ermidra é um champô suave para pele sensível, adequado a uso frequente. Pode ser usado para acalmar a pele avermelhada, irritada e seca.

Cães e gatos devem ser escovados regularmente, variando a frequência e o tipo de escova de acordo com o pelo do nosso animal.

Assim, animais de pelos compridos necessitam de uma escovagem mais frequente e, por esse motivo, acabam por perder menos pelo.

Por outro lado, animais de pelo curto devem ser escovados com escovas mais macias, que permitem a remoção do excesso de pelo, redistribuindo os óleos da pele e evitando danificá-la.

Atenção!

Existem causas não naturais para a queda de pelo: infeções por parasitas ou outros microorganismos, distúrbios hormonais, distúrbios nutricionais ou situações de stress.

Nestes casos, a queda de pelo tende a ser mais acentuada numa parte do corpo do animal ou acompanhada por outros sinais como o prurido.

Quando suspeitamos de alguma destas alterações, devemos consultar o veterinário.

#NewPetClub       #EverythingForYourBestfriend

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *