Os cuidados de higiene regulares no nosso animal de estimação são muito importantes. Ajuda-nos a deixarmos os nossos amigos limpos, saudáveis e confortáveis.
 
Uma opção que podemos considerar é deixar este tipo de tarefas para profissionais.
 
Mas para quem quiser dar ao seu peludo uma atenção mais personalizada e ainda economizar um pouco, deixamos aqui as principais tarefas a desempenhar, assim como algumas dicas e sugestões para as facilitar.
 

Escovar o cão

Escovar o pelo do nosso cão diariamente ou, pelo menos, com alguma regularidade ajuda imenso para que este não fique embaraçado e cheio de nós.
 
Deve-se começar a escovar pelo pescoço e ir descendo, tendo cuidado debaixo da barriga, pois é uma área sensível. E não te esqueças de escovar o rabo!
 
Existem escovas pequenas e macias que encaixam na mão ou de outros formatos. Devemos escolher a que melhor se adequa ao tamanho do pelo do nosso cão.
 
Não nos devemos esquecer de ir recompensando o cão conforme o escovamos, com elogios, festinhas ou comida. Também devemos fazer pausas sempre que necessário. Desta forma, ele associa este momento a algo divertido.
 

Cortar os nós

Quando o pelo está de tal forma embaraçado que não conseguimos escovar, devemos então cortar esse pelo, pois podem puxar a pele quando o animal se move, podendo tornar-se doloroso.
 
Devemos ter sempre cuidado ao utilizer uma tesoura para não magoar o nosso amigo nem a nós!
No caso não conseguirmos remover o nó, devemos pedir ajuda a um profissional.
 
Alguns nós podem ficar próximos da pele, podendo causar infeções bacterianas. Caso seja o caso, devemos levar o nosso cão ao veterinário.
 

Limpar os olhos

Raças de pelo branco ou com olhos grandes podem precisar de uma maior manutenção nesta área.
 
Dependendo da raça, esse passo pode ser tão simples quanto remover os detritos acumulados no canto dos olhos.
 
Os cães com pelos longos podem precisar de atenção extra para a limpeza, pois podem desenvolver manchas causadas pelas lágrimas. Devemos comprar produtos próprios para a remoção destas manchas.
 
Um olho saudável deve estar limpo e não exibir nenhum sinal de irritação ou corrimento incomum.
 
Não devemos aparar os pelos à volta dos olhos dos nossos animais, pois é uma zona muito sensível. Devemos deixar esta tarefa para uma pessoa com experiência.
 

Produtos recomendados

Vê os produtos que temos disponível para saúde ótica.

Limpar as orelhas

É normal encontrarmos cera nas orelhas dos nossos animais, mas esta não deve ter nenhum cheiro.
 
Para limpar esta região, deve-se aplicar uma solução própria para a limpeza de ouvidos em algodão ou utilizando como está indicado, limpando por dentro da orelha até ao ouvido interno. Não devemos carregar muito para não magoar o nosso animal.
 
Elogiar o cão durante este processo é sempre uma boa ideia. Devemos tentar deixá-lo o mais confortável possível.
 
De notar que corrimentos excessivos, inflamações e odores são sinais de infeções e nestas situações devemos sempre consultar o veterinário.
 

Dica

Vê os produtos que temos disponível para saúde auricular.

Escovar os dentes

O ideal para manter a boca do nosso amigo de 4 patas saudável é escovar-lhe os dentes diariamente com uma pasta de dentes própria.
Nunca devemos utilizar a nossa pasta de dentes, pois o flúor é venenoso para cães se engolido.
 
Caso aches que o teu cão morde ao tentares lavar-lhe os dentes, é melhor levá-lo a um veterinário.
 
Uma técnica para habituar o nosso cão à escovagem:
Começar por colocar pasta dos dentes num dos nossos dedos e espalhar sobre os dentes por alguns segundos. Devemos ir recompensando o nosso amigo sempre que cooperar.
 
Passar a usar uma escova de dentes para cães, utilizando sempre a técnica de recompensa.
 
Devemos sempre parar quando sentirmos que o nosso cão está stressado. Uma pausa ajuda a não tornar a experiência traumatizante.
 
Quando verificamos um acumular de tártaro e placa, só escovar não é suficiente. Uma limpeza profissional de vez em quando é importante.
 
snacks, barras palatáveis e croquetes que podemos dar ao nosso amiguinho que também ajudam a que os dentes se mantenham mais limpos.
 

Dica

Vê os produtos que temos disponível para saúde dental.

Escovar Dentes Cães

Cortar as unhas

Caso as unhas não sejam aparadas, elas podem crescer e curvar sobre as patinhas, podendo causar danos nas articulações.
 
Para manter as unhas do nosso cão curtas, devemos apará-las regularmente conforme crescem.
 
Se ouvirmos as suas unhas a bater no chão é sinal que está na hora de as apararmos.
 
Devemos cortar cerca de 3 centímetros da unha, utilizando um cortador próprio.
 
Caso a unha do cão seja transparente, é possível visualizar o sabugo, uma área rosada que possui vasos sanguíneos. Devemos ter atenção em cortar apenas a parte transparente da unha, evitando o sabugo.
 
Se cortamos o sabugo sem querer, devemos aplicar um pó hemostático ou amido de milho com um pouco de pressão para parar o sangue.
 
Como noutras situações, se não nos sentirmos confortáveis a cortar as unhas, devemos levar os nossos animais a cortá-las a alguém especializado.
 

Dar banho ao cão

É mais que uma expressão! Pode ser uma autêntica aventura!
 
É importante evitar os pisos escorregadios. Se utilizarmos a banheira, devemos usar um tapete anti-derrapante.
 
A água deve estar morna. Estando demasiado quente, a água pode ser desagradável ao cão.
Se for necessário, devemos prender o cão de forma a que este não fuja. Ajuda no processo se formos recompensando o nosso amiguinho, com mimos ou biscoitos.
 
Devemos molhar completamente o nosso cão antes de aplicar o champô. Ao deitarmos o champô, devemos começar pelo pescoço, seguindo pelas patas traseiras e, utilizando os dedos, espalhar o produto por todo a pelagem. Devemos deixar a cabeça para último e não devemos passar champô pela zona das orelhas e olhos. A cabeça deve ser limpa com uma toalha molhada.
 
No final devemos secar o cão com uma toalha. Inicialmente colocando-a sobre as suas costas, de forma a permiti-lo sacudir-se. Muitos cães aprendem as “regras do banho” e esperam que lhe coloquem a toalha sobre eles antes de se sacudirem.
 
Caso o cão seja de pelo curto, podemos deixá-los secar sozinhos. Caso o nosso cão seja de pelo longo, podemos secá-lo com um secador. O secador deve estar no frio. Torna a tarefa mais longa, mas desta forma não corremos o risco de queimar o nosso amigo.
 

Dica

Vê os champôs que temos disponíveis para cães.

Dar banho ao cão

Aparar o pelo

Tendo cães de raças que têm pelo comprido, cortar o pelo com regularidade pode tornar-se numa necessidade.
 
As raças que necessitam de cortes regulares incluem cocker spaniels, cães pastores, poodles, collies, shih tzus, pequineses, chow chows, entre outros.
 
Devemos aparar os pelos quando eles estiverem secos.
 
Devemos evitar que o cão se mexa, prendendo-o. Durante o processo, podemos colocar a mão livre sob a barriga do nosso amigo para encorajá-lo a ficar quieto.
 
Se comprarmos uma máquina própria para aparar o pelo do nosso cão, devemos ler bem as instruções da máquina e de como a devemos manusear. Pedir dicas a um profissional também pode ser uma boa opção.
 
Devemos ter em mente que utilizar uma tesoura para esta tarefa, dificilmente o resultado final será uniforme, além de que a probabilidade de magoar o nosso animal aumenta. Neste caso, uma máquina própria é uma melhor opção.
 

Dicas

Independente da tarefa que tenhamos a desempenhar, devemos ter sempre em mente:
 
Recompensar é sempre o melhor caminho. Para o nosso amigo, ficar parado pode ser difícil. Caso se torne saturante para ele, devemos ir fazendo pausas regularmente. Elogiá-lo também é sempre uma boa metodologia e, claro, dar recompensas como biscoitos é sempre apreciado pelos nossos cães.
 
Ser paciente. Nunca devemos apressar estas tarefas, correndo o risco de podermos magoar o nosso animal.
 

Produtos

Para ajudar nestes processos essenciais para o bem estar dos nossos cães, vê os produtos que temos disponíveis para higiene canina, saúde auricular, saúde óptica e dental bem como os snacks disponíveis que ajudam a que os nossos animais se tornem em meninos bem comportados!

Fonte: wikiHow

#NewPetClub       #EverythingForYourBestfriend

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *