Apesar de ser muitas vezes desvalorizada, a higiene oral do nosso animal é bastante importante para a sua vida. Com o passar do tempo, os donos começam a notar que o cão ou gato tem mau hálito e esse pode ser o único sinal de que o animal tem problemas orais.
 
A doença oral nos animais é provavelmente tão comum e dolorosa como no homem. Dentes com tártaro não são apenas prejudiciais para a boca do nosso animal. As bactérias que se encontram na boca podem entrar na corrente sanguínea e atingir vários orgãos: coração, fígado, rins, entre outros.
 

Estes são os principais problemas que podem afectar a boca dos nossos amigos, e o que devemos fazer para resolver, prevenir ou minimizar estas situações.

Doenças Orais:
  • Placa Dentária – Os cães e gatos raramente têm cáries, mas facilmente acumulam excesso de tártaro nos dentes. A placa é formada com a acumulação de restos de comida e bactérias junto à linha da gengiva.
  • Tártaro – A placa mineraliza-se e transforma-se em tártaro ao fim de 24/48 horas da. Quando a placa ganha uma cor amarelada ou acastanhada podemos falar de tártaro. O tártaro só pode ser removido através de uma limpeza profissional.
  • Gengivite – Inflamação das gengivas que causa dor e vermelhidão.
  • Doença Periodontal – É o resultado de uma boca em mau estado, causando dor, perda de dentes, abcessos e infecções no osso. Resulta da acumulação de tártaro que vai destruir os tecidos e separar a gengiva do dente. Se tratada convenientemente a progressão desta doença pode ser evitada. É mais comum em raças pequenas como o Yorkshire Terrier, Pincher, Chihuahua ou Caniche, entre outros. É também mais frequente o seu aparecimento em cães seniores de todas as raças e em gatos.
Doença Periodontal
 
 
Sinais de Alerta a ter em conta:
 
  • Mau hálito (halitose)
  • Relutância em roer
  • Salivação Excessiva
  • Gengivas vermelhas ou inchadas com sangue
  • Dentes amarelos ou castanhos
  • Queda de dentes
  • Perda de apetite
 
 
 
Há pequenos hábitos que podemos ter desde o inicio da vida do animal para evitar problemas:
NewPetClub-Smiling Dog
  • Escovar diariamente os dentes do nosso animal: Podem ser usadas escovas de dentes próprias ou não desde que muito macias. Quanto às pastas, devem ser usadas pastas de dentes apropriadas para animais uma vez que os dentífrico dos humanos contêm um nível de flúor que pode ser tóxico para os animais. Nos cães que não estão habituados a estas rotinas devemos começar por uma borracha que se aplica no dedo, mas como geralmente os cães gostam do sabor das pastas de dentes não é difícil fazê-los aceitar a escova. O segredo está em tornar este procedimento num momento de diversão com o nosso amigo.
  • Check-Up: O animal deve ir ao veterinário todos os anos (no caso de animais idosos duas vezes ao ano), para que se faça um exame geral de saúde. Entre outros pontos, o exame inclui a observação da cavidade bucal e conforme o estado geral dos dentes e gengivas poderá ser recomendada um tratamento específico.
  • Limpeza Profissional (Destartarização e Polimento): A partir do momento em que o tártaro se acumula o animal necessita de uma destartarização. Este é um procedimento veterinário realizado únicamente sob anestesia geral para evitar qualquer sensação dolorosa e stress associados à utilização de ultra-sons. No final do processo normalmente procede-se ao polimento dos dentes, para impedir que as bactérias presentes na boca adiram novamente à superfície do dente.
  • Alimentação adequada: Além destes cuidados, é fundamental que o animal faça uma alimentação equilibrada à base de alimento seco, uma vez que a mastigação dos croquetes tem um efeito abrasivo na superfície do dente e é menos susceptível de ficarem vestígios de alimento acumulados entre os dentes, comparativamente, com a alimentação húmida (latas) ou comida caseira.
  • Outras ajudas para a saúde oral dos nossos amigos: Quando a escovagem diária não é uma opção prática, existem outros métodos que permitem manter a saúde oral dos animais, tais como:
    • Barritas para roer específicas para prevenção de tártaro;
    • Elixir específico para animais;
    • Pó para misturar no alimento específico para prevenir a formação de placa bacteriana;
    • Dietas específicas para evitar a formação de tártaro;
    • Existem disponíveis no mercado diversos brinquedos pensados para combater a formação de placa e tártaro que são bastante apreciados pelos animais como qualquer outro brinquedo. Não devemos dar ao nosso animal de estimação brinquedos abrasivos ou demasiado duros, já que estes podem desgastar demasiado ou mesmo partir os dentes.
 
Os cuidados dentários previnem doenças, e por consequência os custos inerentes ao seu tratamento.
 
Com estes cuidados, não estamos apenas a dar uma boca saudável ao teu animal, estamos a dar-lhe saúde a todo o organismo.
 
 
Estes são alguns produtos que recomendamos para cuidar da saúde oral do nosso amigo de 4 patas:
 
 
 
Plaque Off
Plaque Off

PLAQUE OFF

Suplemento nutricional natural contra o mau hálito, a placa bacteriana e o tártaro.

RESTOMYL GEL

Cuida das gengivas e da mucosa oral de cães e gatos.

Restomyl Gel
Restomyl Gel

VEGGIEDENT

Contribui para a redução da placa bacteriana e da formação de tártaro, promovendo o hálito fresco.

Veggiedent
Veggiedent
Pack Dental - Orozyme
Pack Dental - Orozyme

PACK OROZYME

Gel + 2 Escovas + Snacks.   Pack promocional para cuidar da saúde oral do nosso animal de estimação.

 

Todos os produtos de saúde oral disponíveis encontram-se aqui para:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *